8 dicas para você se dar bem na entrevista de emprego em inglês

Que o domínio do inglês é essencial para quem quer ingressar no mercado de trabalho você já sabe. Porém, a cada ano ou até mesmo a cada nova entrevista, a exigência dos recrutadores em relação ao conhecimento do idioma por parte dos candidatos aumenta.
É crescente o número de empresas que passaram a avaliar o nível de entendimento dos concorrentes durante a primeira etapa do processo seletivo, seja através de dinâmicas ou entrevistas utilizando a segunda língua.

Além de ter o domínio da língua, o que é fundamental para garantir o sucesso na carreira profissional e conquistar a confiança do contratante é ser sincero e honesto em relação ao nível de conhecimento do idioma.

Pensando nisso separamos algumas dicas para ajudar você na preparação para esse dia tão importante. Essas dicas servem tanto para quem que já possui um nível de inglês avançado, quanto para quem está no nível intermediário com a conversação um pouquinho enferrujada e travada.

Dicas para antes da entrevista

 

1.Atualize-se em inglês sobre as notícias relacionadas à área de atuação da empresa

Um clássico das entrevistas de emprego é falar sobre atualidades da área em que você trabalha , seja em português ou em inglês. Para a etapa em inglês, procure ler notícias em sites americanos, ingleses, canadenses, australianos – ou seja, de países em que o inglês seja a língua-mãe. Ver vídeos a respeito destas notícias pode ajudar bastante também, pois com o recurso do áudio você treina os ouvidos para o inglês e de quebra ainda enriquece seu vocabulário.

2. Pesquise sobre a empresa

Assim como acontece em entrevistas em português, é quase certo que além de perguntar sobre você, o entrevistador queira saber quais as suas razões para querer trabalhar naquela empresa especificamente. Por isso saber mais sobre a empresa, conhecer sua história, os destaques positivos e a atuação dela no mercado hoje em dia é muito importante. Vai te ajudar muito na hora de responder a questões deste tipo.
Se a empresa for uma multinacional, leia o site em inglês. Busque dados sobre o cargo que você pretende ocupar. Anote o vocabulário usado ali, estude. Isso vai te ajudar a se familiarizar com as palavras e expressões mais usadas pela empresa.

3. Simule a entrevista

Treine com algum amigo perguntas desde as mais genéricas até as mais amplas, como:“Tell us about yourself”, “Can you give an example of a time when you…”, “How you deal with situations like…” Pense previamente em como você responderia a perguntas como estas e treine. Procure manter uma postura profissional, citando nas respostas suas experiências e competências desenvolvidas anteriormente.

Durante a entrevista:

4.Mantenha a calma e fale no ritmo em que se sentir mais confortável

Ficar nervoso neste momento só irá te atrapalhar. Respire fundo e inspire calmamente. Procure manter em mente que você se preparou e é perfeitamente capaz de se sair bem. Fale no seu ritmo, lembre-se: Falar inglês rápido não significa falar bem e ter fluência. Lembre-se que em qualquer idioma o ritmo da fala varia de pessoa para pessoa. Preocupe-se com o conteúdo e a forma do que vai falar e treine uma velocidade com a qual se sinta confortável. Se der um branco na hora da entrevista não se desespere! Respire fundo, mantenha a calma e tente procurar um sinônimo. Você não será eliminado só porque esqueceu uma palavra enquanto conversava, isso acontece com todo mundo. Por isso se esquecer alguma coisa interrompa a frase que estava falando e refaça encaixando uma palavra nova.

5.Se não entender algo peça para o entrevistador repetir

Como dissemos o ritmo de fala varia de acordo com a pessoa. Se o entrevistador for estrangeiro ou se ele trabalhar o dia todo falando inglês, por exemplo, pode ser que ele tenha um ritmo diferente do que você está acostumado, por isso pode acontecer de você não entender algo que ele diga. Se isso ocorrer não tenha vergonha de perguntar. Melhor ser honesto, dizer que não entendeu e pedir para repetir ou refazer a frase, do que fingir que entendeu e acabar respondendo uma coisa completamente sem sentido.

6.Se perceber que cometeu um erro, siga em frente

Falou uma palavra errada, conjugou mal um verbo ou derrapou na concordância? Ok! Você pode dizer “I´m sorry” e corrigir o erro. Agora se o erro tiver sido bem discreto, continue falando e mantenha o ritmo. O entrevistador irá analisar toda a entrevista e não somente um erro ou dois que você cometer.

7.Nunca traduza um pensamento em português diretamente para o inglês

Por favor, prometa que não irá fazer isso. Deixe o português na sala de espera da empresa. Não pense em português e tente traduzir para o inglês durante a entrevista. Há muitas diferenças na construção das frases em inglês e em português. É melhor deixar o português de lado durante a entrevista e pensar somente em inglês.

8. Seja coerente com seus valores

Questões éticas e sociais vem sendo bastante exploradas durante uma entrevista de emprego. As empresas querem saber como o candidato se coloca a frente delas. Neste momento, ser verdadeiro em qualquer idioma é sempre a melhor opção. Porém é sempre bom avaliar os próprios conceitos. Visões ultrapassadas ou desrespeitosas não são apropriadas. Treinar como você responderia a questões do tipo: “Tell me about a situation in which you insisted on defending your ethical values, although the atmosphere was not appropriate for this kind of behavior.” ou “When have you been most satisfied in your life?” é sempre boa opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clique aqui para atendimento via Whatsapp